top of page
Dr_edited_edited.jpg

por Dr. Lisandro Lambert

Dr_edited_edited.jpg

Covid 19: Terapia com células tronco dobra chance de sobrevivência

CORREIO BRASILIENSE postado em 09/06/2021 06:00 / atualizado em 09/06/2021 07:33

Covid 19: Terapia com células tronco dobra chance de sobrevivência

O efeito é observado em estudo com 40 pacientes de covid 19 assistidos em UTIs devido ao agravamento da doença. Segundo os cientistas, o tratamento experimental age sobre a tempestade de citocinas, uma reação prejudicial do corpo à presença do Sars CoV 2.

O uso de células tronco em indivíduos que enfrentam quadros críticos da covid 19 ganha força como um tratamento promissor Em um estudo com 40 pacientes intubados devido às complicações da infecção pelo Sars CoV 2 a terapia experimental ao menos dobrou a chance de sobrevivência, além de não ter gerado efeitos colaterais significativos Detalhes do trabalho, conduzido na Faculdade de Medicina Universitas Indonésia, foram publicados na edição de ontem da revista científica Stem Cells Translational Medicine.

A equipe usou células tronco mesenquimais retiradas do cordão umbilical é possível encontrá-las também na polpa dentária, na medula óssea e no tecido adiposo Essas estruturas apresentam grande potencial de proliferação e atuam na regeneração de tecidos danificados, podendo se transformar, por exemplo, em ossos, gordura e músculos Ensaios clínicos anteriores demonstraram que células tronco do tecido conjuntivo umbilical podem ajudar pacientes de Covid 19 com pneumonia a sobreviver e se recuperar mais rapidamente Esses experimentos, porém, foram conduzidos com estruturas manipuladas geneticamente. A pesquisa indonésia inova ao não recorrer a essa estratégia.

“Ao contrário de outros estudos, nosso ensaio usou células tronco obtidas por meio de explantes de tecido do cordão umbilical real Não as manipulamos para excluir a ACE 2 uma proteína celular considerada ponto de entrada para o coronavírus (no corpo humano)”, explica, em comunicado, Ismail Hadisoebroto Dilogo, principal autor do artigo.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page